27 de jul. de 2010

VISITE PRADO!


Prado é um município brasileiro do estado da Bahia. Localiza-se a uma latitude 17º20'28" sul e a uma longitude 39º13'15" oeste, estando a uma altitude de 4 metros. Sua população estimada em 2004 era de 28 481 habitantes. Possui uma área de 1670,17 km². A povoação foi elevada a vila e município em 1755, recebendo a categoria de cidade em 1896.

NEM tão agitada quanto Porto Seguro ou Itacaré, a cidade de Prado está situada entre a Costa das Baleias e a Costa do Descobrimento. Em seus 84 quilômetros de litoral, repleto de coqueiros, falésias e praias de águas mornas, o município tem cativado cada vez mais turistas (em sua maioria casais e famílias - pais, filhos, avós...).
Difícil não ver o céu azul em Prado (quando chove, é chuva rápida, daquelas que vêm para refrescar e sair de cena para dar lugar ao sol). As ruas estreitas de paralelepípedo e casas coloridas dão um charme todo especial a esse lugar que tem entre seus admiradores esta que vos escreve. Para quem não é muito chegado a um banho de mar, sem problemas, tem o rio Jucuruçu. As lojinhas de artesanato não poderiam faltar, bem como os barzinhos e restaurantes.

O povo de lá é hospitaleiro e posso dizer com toda certeza que não conheço uma pessoa sequer que se contente em ir à Prado apenas uma vez.
Tanto nos restaurantes quanto nos quiosques (a cidade tem uma praça de alimentação a céu aberto, como no calçadão de Copacabana), nas temporadas, os clientes são turistas fiéis que voltam ano a ano.

Festival Gastronômico
Em Prado, tudo está ao alcance de todos: artesanato, lazer (existe uma grande praça de eventos onde não raro, os artistas locais se apresentam gratuitamente no palco construído a 100m da praia). Com a Gastronomia não poderia ser diferente.
Em seu Festival Gastronômico (realizado anualmente, no mês de outubro), a cidade é bem democrática. Em sua 4ª edição, o evento tem se aprimorado ano a ano e se depender da força de vontade dos organizadores e da população que adere em peso, tem tudo para se tornar cada vez mais conhecido.
Um roteiro, com opções para todos os paladares e bolsos, é amplamente divulgado para que os moradores e turistas possam desfrutar dos sabores da região. Os ingredientes regionais costumam ser explorados na criação dos pratos, como forma de valorização do que Prado oferece quando o assunto é Gastronomia. Nesta edição, a pimenta de cheiro é a estrela do evento.
O SENAC ofereceu cursos de lanches, pizzas e drinks mediante a doação de 1Kg de alimento não-perecível (todos os itens arrecadados foram revertidos a entidades assistenciais locais), atrações folclóricas e shows musicais entretertem a população local e os visitantes.

Comida de paulista na Bahia?
Quem disse que na Bahia só existe acarajé, bobó de camarão e moqueca de peixe? Em Prado você pode saborear picanha marinada no vinho tinto, massas e até mesmo o autêntico "pastel de feira" paulistano.
Visite o Pastelão Paulista, quiosque agitado na Praça de Alimentação da avenida principal da cidade. As mesas estão sempre cheias e, nas temporadas, não é raro a fila de espera para se conseguir uma (até nas férias a gente passa por isso?). O atendimento alto-astral e o sabor dos pastéis (cuja massa é de fabricação própria, feita pelo "seu" Wilson - proprietário do local, que há 10 anos trocou o estresse de São Paulo pela vida pacata em Prado) valem a visita.

Como chegar? De Porto Seguro (onde fica o aeroporto mais próximo) são 3 horas de carro. Para quem quiser pegar a estrada, é só seguir pela BR 101. Na cidade de Teixeira de Freitas existem placas de sinalização indicativas.

Fonte: http://josymarmello.blogspot.com

Um comentário:

Sueli Gallacci disse...

Jô, coloca foto p/ ilustrar os posts... fica mais interessante.

Bjos.